O seu carrinho está vazio!
Módulo fotovoltaico
O que é um módulo fotovoltaico?

Um módulo fotovoltaico é o nome técnico do que correntemente apelidamos de painel solar. Este equipamento é composto por células fotovoltaicas ligadas entre si e cujo material predominante é silício.
É utilizado para captar energia solar, tendo como funcionalidade a conversão da radiação solar em corrente elétrica contínua (DC).
O que são células fotovoltaicas?
As células fotovoltaicas são responsáveis pela conversão da radiação solar em corrente elétrica contínua (DC).
Os módulos fotovoltaicos são produzidos por conjuntos de células fotovoltaicas interligadas em série. Os fabricantes oferecem soluções com diferentes quantidades de células. Atualmente, as mais comuns são “Half-Cell” com 132 e 144 células.
A Quadrisol comercializa e mantém stock regular de diversos módulos fotovoltaicos, sendo os mais comuns “Half-Cell” com 144 células.
O número de células é um fator importante na escolha de um módulo fotovoltaico. Quanto maior é o número de células por módulo, maior será o rendimento, levando assim a um incremento considerável na produção de energia.
Como funciona uma célula fotovoltaica?
Uma célula fotovoltaica, comumente chamada de célula solar, é um dispositivo não mecânico que converte diretamente a luz solar (fotões) em energia elétrica (eletrões).
A luz solar é composta por fotões ou partículas de energia solar. Os fotões contêm diferentes quantidades de energia, correspondendo aos diferentes comprimentos de onda do espectro solar. Quando os fotões atingem uma célula fotovoltaica, são absorvidos pelas camadas de material semicondutor.
Sempre que a célula fotovoltaica absorve luz solar suficiente, os eletrões são desalojados dos átomos. O movimento dos eletrões, cada um carregando uma carga negativa, em direção à camada positiva da célula, cria um diferencial de potência entre as camadas, dando lugar a uma corrente contínua.
Do que depende a adoção de um sistema fotovoltaico?
Para iniciar o dimensionamento de um sistema fotovoltaico, há que ter em conta que um único módulo fotovoltaico não produz energia suficiente para o consumo de uma habitação ou empresa. Terá que optar pela instalação de vários módulos fotovoltaicos ligados entre si. Para calcular a quantidade de módulos necessários, é aconselhável a realização de um estudo para determinar o perfil de consumo energético da instalação, tanto no verão como no inverno.